domingo, 7 de março de 2010

Água: um bem em extinção

Caros(as) alunos(as)
O texto a seguir é do aluno Felipe Peres do 1ªano C. A proposta é discutir sobre a escassez de água no mundo. Apreciem a leitura do texto do colega e comentem!!

Água: um bem em extinção
A água, um dos quatro elementos essenciais para a existência de vida, hoje não recebe tanto valor quanto mereceria. A poluição e o descaso são os principais agravantes da redução da água potável no mundo. Os dados dizem que 97% da água está no mar, se tornando assim impróprio para o consumo, 2% está nas geleiras e apenas 1% é própria para o consumo, considerando que boa parte está poluída.

Outro problema é a má distribuição do recurso hídrico no mundo. Os produtores rurais usam metade do consumo da água no mundo, enquanto alguns países sequer possuem rios, e em algumas regiões existe até morte por desidratação.

Em contrapartida, as fábricas, principalmente, lançam o seu lixo diretamente nos rios, e fazem com que a poluição aumente numa velocidade muito grande. Entretanto, algumas empresas responsáveis pelo tratamento de água e esgoto têm ajudado na diminuição da poluição dos rios, melhorando a qualidade de vida da população brasileira.
Felipe Peres Barreto

12 comentários:

  1. reflexao muito boa em relaçao ao uso deliberado de um bem que esta acabando, a agua.

    Caio Augusto 1ANO A.

    PARABENS PELO TEXTO!!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu penso que a mente humana precisa evolir muito para cnseguir administrar a agua que e um bem muito precioso e que foi mostrado no texto acima!

    Victor Rodrigues Guimaraes 1 Ano A

    ResponderExcluir
  3. A água é um elemento que não é distribuido corretamente, e com isso muita gente morre, mas o ser humano as vezes parecesse que não pensa

    ResponderExcluir
  4. Concordo quando o Felipe diz que a água não está recebendo o valor que merecia. Afinal, podemos passar pelo menos 1 semana sem comer, mas, não conseguimos ficar nem 5 dias sem tomar um copo de água. Porém, o ser humano não toma consciência disso, o que claro, nos prejudica muito no final. Ana Carolina Lopes 1º ano A

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o relato acima, sobre a má distribuição e uso inadequado da água. O Felipe usa argumentos críticos muito importantes o que nos faz refletir sobre nossa posição perante como devemos usar a aguá.
    Iana 1º ano A

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com o felipe! Nós temos que nos unir e nós consientizar de que a água é um bem natural essencial para a sobrevivencia, se não cuidarmos dela,não vamos ter ela pra cuidar de nós no futuro! ;/
    Isabela resende 1 ano A

    ResponderExcluir
  7. O texto do Felipe ficou muito bom. Nós temos que cuidar e dar valor a esse bem que possuímos que é a água, para que não futuro não tenha uma escassez de água mundial ;D
    Ana Luiza 1°A.

    ResponderExcluir
  8. O texto do Felipe mostrou dados muito bons e que são preocupantes. Todas as pessoas deveriam saber estes dados para que se consientizem e que economizem água. O problema não vem só da população em massa que desperdiça água, mas também das grandes empresas que poluem nossos rios como foi dito muito bem pelo autor do texto.
    Carlos Paganini 1° ano A

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião o problema com a água não é o seu fim, visto que a mesma água do surgimento do planeta é a que a gente utiliza hoje em dia. Ela não acabará, e se por acaso a água dos rios for completamente poluída, os recursos para fazer água (com átomos de hidrogênio, oxigênio e descarga elétrica) e a dessalinização da água do mar (apesar de serem métodos caros) não permitirão isso. Mas é claro, existe o problema, citado pelo felipe, da má distribuição da água, e isso só será resolvido com muita solidariedade dos países com muitos recursos hídricos.

    Isadora Pelegrini, 1º A

    ResponderExcluir
  11. Mas Isadora, esses processos que você cita, não são simples, como você faz parecer, e muito menos são baratos, ou seja, a população menos favorecida, que por sinal constitui maior parte das pessoas no mundo, não terão recursos para obter essa água. Por isso temos que nos conscientizar desde já.

    Iana 1º ano A

    ResponderExcluir
  12. A poluição e a má distribuição da água são problemas que prejudicam a todos.A população juntamente com o governo deve se concientizar e tentar resolver estes problemas que se agravam a cada dia.
    Bom texto.

    ResponderExcluir