domingo, 7 de março de 2010

A escassez da água

O texto que segue é da aluna Caroline Honório, também do 1A.
Leia, comente!!

A escassez da água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves. Ao olharmos o mapa, veremos que a distribuição de água doce é desiquilibrada em várias regiões.

Esta má distribuição de água potável pelo planeta faz com que 1bilhão de pessoas, cerca de 18% da população mundial, não tenha acesso a uma quantidade mínima de água de boa qualidade para o consumo.

Continentes como África e parte da Ásia vivem a escassez de água atualmente enquanto alguns países da América do Sul, América Central e outros países como na Europa são abundantes em água. Fazendo um paralelo entre Brasil e África, os brasileiros dispõem de até 600litros por dia para gastar, enquanto um africano apenas 30 litros de água por dia para beber, cozinhar, fazer higiene, irrigar plantações e sustentar rebanhos.

Os países com menor abundância de água, normalmente são os menos desenvolvidos economicamente. A escassez de recursos hídricos é um dos motivos para o atraso no desenvolvimento, o que prejudica os pequenos agricultores, a pecuária e até mesmo as pessoas que não trabalham nesses setores. Além disso, a escassez de água potável também traz doenças e mortes, por causa do consumo de água não apropriada. O resultado é um grande número de pessoas e pouca água.

Existem também países como o Brasil, que é privilegiado com relação aos recursos hídricos, embora não seja um país desenvolvido. Entretanto, a má distribuição de água potável também ocorre. No Nordeste temos muita falta de água potável, a seca predomina em boa parte do território nordestino, além do país apresentar vários outros problemas socioeconômicos.
Sobretudo, precisamos economizar água e todos podem ajudar no cotidiano. Medidas simples como reduzir o tempo de banho e fechar a torneira, ao escovar os dentes ou ensaboar a louça, podem ajudar a economizar o consumo da mesma.
Caroline Honório Ribeiro

15 comentários:

  1. Concordo plenamente com a Carol, aqui no Brasil temos umas das maiores bacias hidrográficas do mundo e ainda sofremos falta de água, mais mesmo assim, não perbemos a gravidade que é falta deste bem essencial para nossa vida... Como dizem por aí, só quando faltar é que vamos dar valor :\ Natiely/ A

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com o q a Carol escreveu, gastamos muita água enquanto a pessoas q quase naauum tem p/ gastar, poderiamos reduzir no tempo do banho e gastar água com mais consciência.

    ResponderExcluir
  4. Concordo tbm com a Carol. Como mostrado no livro e essa 'tese' da Carol o Brasil é uns dos paises q mais possuem agua no mundo e em varios locais no pais muitas pessoas morrem por falta do mesmo e novamente concordo com a falta de agua atrasa muito o desenvolvimento de uma país..//
    Matheus F.S.Carvalho 1ºA

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o texto da Carol ficou muito bom, com muita coerência, e tudo que foi escrito tem sentido. Eu concordo com ela, e acho que se cada um fizesse sua parte, nós estaríamos automaticamente dando uma chance para a sobrevivência das nossas gerações seguintes, pois nós sem água é o mesmo que nós sem vida./ Isabela 1 ano A

    ResponderExcluir
  6. O texto que a Carol apresento em cima explica corretamente o que vem ocorrendo no nosso mundo que é agrande escassez que pessoas do mundo inteiro e ela sitou certinho quem tem muito sempre gasta de mais e quem naotem nao gasta nada!!!!!!!
    Caio Agusto de Medeiros 1ano A

    ResponderExcluir
  7. Muito bem colocado. Temos que preservar a água, para não nos arrependermos depois. Claro que apenas um não irá fazer a diferença, temos que nos unir. Fazer a diferença. E perceber quanta sorte ainda temos.
    Ana Carolina Lopes 1º ano A

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O texto da Carol ficou muito bom. A água no nosso planeta é muito mal distribuída. Aqui no nosso país somos bastante privilegiados em recursos hídricos, porém esse recurso é mal distribuído. Na Amazônia, onde temos pouca gente, temos muita água. No nordeste onde tem muita gente tem pouca água. Nós do sudeste, e do sul, temos mta água e muita gente, porém a água é muito desperdiçada. Ana Luiza 1° A

    ResponderExcluir
  10. O texto da Corol falou tudo o que ocorre no mundo e no Brasil com a falta de água. Aqui no Brasil, mesmo tendo um dos maiores reservatórios de água doce do mundo, a água é mal distribuída. E infelizmente, quem tem muita água desperdiça, sem pensar que milhões de pessoas no país está sem água de qualidade, ou seja, falta a gente se consientizar mais para que todos possam usufrir de um bem tão importante para a vida.
    Carlos Augusto Andrade Paganini 1° ano A

    ResponderExcluir
  11. A Carol falou tudo, o texto ficou muito bom. Concordo plenamente com ela e as soluções apresentadas. É mostrado que, além dos problemas de higiene e hidratação, a água é extremamente importante para o desenvolvimento da economia de um país. E os territórios que tem menos água não sustentam plantações e rebanhos, não tem o que exportar, precisam importar muito para o sustento da população e se tornam países pobres e excluídos mundialmente.

    Isadora Pelegrini, 1º A

    ResponderExcluir
  12. Que legal!!! esse texto ficou muito coerente, falou tudo sobre a escassez de água, falou sobre a seca nos continentes, sobre a higiene. Ficou exelente concordo com tudo, continue assim.

    ResponderExcluir
  13. Realmente, mesmo em um país que tem uma rica fonte de aguá potável, percebemos a má distribuição, como destaque o nordeste, que em sua região central vemos o problema da seca.
    Iana 1º ano A

    ResponderExcluir
  14. O texto ficou bom mesmo! Mostra como estamos acabando com a água sem muitas veses nem mesmo percebermos o quanto importante ela é. Alyssa 1° A

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Carol pelo seu texto, ele mostra com coerencia o que o mundo esta passando com as secas.

    ResponderExcluir