domingo, 7 de março de 2010

Novo acordo ortográfico: principais mudanças

A escassez da água

O texto que segue é da aluna Caroline Honório, também do 1A.
Leia, comente!!

A escassez da água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves. Ao olharmos o mapa, veremos que a distribuição de água doce é desiquilibrada em várias regiões.

Esta má distribuição de água potável pelo planeta faz com que 1bilhão de pessoas, cerca de 18% da população mundial, não tenha acesso a uma quantidade mínima de água de boa qualidade para o consumo.

Continentes como África e parte da Ásia vivem a escassez de água atualmente enquanto alguns países da América do Sul, América Central e outros países como na Europa são abundantes em água. Fazendo um paralelo entre Brasil e África, os brasileiros dispõem de até 600litros por dia para gastar, enquanto um africano apenas 30 litros de água por dia para beber, cozinhar, fazer higiene, irrigar plantações e sustentar rebanhos.

Os países com menor abundância de água, normalmente são os menos desenvolvidos economicamente. A escassez de recursos hídricos é um dos motivos para o atraso no desenvolvimento, o que prejudica os pequenos agricultores, a pecuária e até mesmo as pessoas que não trabalham nesses setores. Além disso, a escassez de água potável também traz doenças e mortes, por causa do consumo de água não apropriada. O resultado é um grande número de pessoas e pouca água.

Existem também países como o Brasil, que é privilegiado com relação aos recursos hídricos, embora não seja um país desenvolvido. Entretanto, a má distribuição de água potável também ocorre. No Nordeste temos muita falta de água potável, a seca predomina em boa parte do território nordestino, além do país apresentar vários outros problemas socioeconômicos.
Sobretudo, precisamos economizar água e todos podem ajudar no cotidiano. Medidas simples como reduzir o tempo de banho e fechar a torneira, ao escovar os dentes ou ensaboar a louça, podem ajudar a economizar o consumo da mesma.
Caroline Honório Ribeiro

Água: um bem em extinção

Caros(as) alunos(as)
O texto a seguir é do aluno Felipe Peres do 1ªano C. A proposta é discutir sobre a escassez de água no mundo. Apreciem a leitura do texto do colega e comentem!!

Água: um bem em extinção
A água, um dos quatro elementos essenciais para a existência de vida, hoje não recebe tanto valor quanto mereceria. A poluição e o descaso são os principais agravantes da redução da água potável no mundo. Os dados dizem que 97% da água está no mar, se tornando assim impróprio para o consumo, 2% está nas geleiras e apenas 1% é própria para o consumo, considerando que boa parte está poluída.

Outro problema é a má distribuição do recurso hídrico no mundo. Os produtores rurais usam metade do consumo da água no mundo, enquanto alguns países sequer possuem rios, e em algumas regiões existe até morte por desidratação.

Em contrapartida, as fábricas, principalmente, lançam o seu lixo diretamente nos rios, e fazem com que a poluição aumente numa velocidade muito grande. Entretanto, algumas empresas responsáveis pelo tratamento de água e esgoto têm ajudado na diminuição da poluição dos rios, melhorando a qualidade de vida da população brasileira.
Felipe Peres Barreto

Publicidade Coca-Cola

Para combater a queda nas vendas e o pessimismo dos consumidores com a crise financeira internacional, a Coca-Cola está lançando uma nova campanha mundial, que irá abordar o “conforto e o otimismo”. Segundo o “Wall Street Journal”, o slogan da maior empresa de refrigerantes será “Open Happiness” (ou “Abra a Felicidade” na tradução literal para o português), que vai substituir o atual “O Lado Coca-Cola da Vida”, que está em uso há três anos.



A previsão é que os anúncios da nova campanha possam ser vistos na próxima semana, com os comerciais na TV sendo exibidos, inclusive, durante o Super Bowl, que é a final do campeonato do futebol americano – esporte mais popular e que tem a maior audiência televisiva nos EUA. O jogo está marcado para o dia 1º de fevereiro, mas as equipes finalistas ainda não foram definidas.

A nova campanha foi criada em seis meses e integra o “Projeto Avançar”, que é liderado pelo novo executivo-chefe da Coca-Cola, Muhtar Kent, e pelo diretor mundial de Marketing, Joe Tripodi. A marca completa 123 anos de existência e é conhecida por ter criado alguns dos mais memoráveis slogans publicitários. Os anúncios estão sendo criados pela agência Wieden + Kennedy.

Segundo o “WSJ”, o volume de vendas da Coca-Cola está crescendo em várias partes do mundo, mas no mercado americano as vendas caíram 3,5% nos nove primeiros meses de 2008, ainda que ajudadas pelo crescimento nas vendas de bebidas como chás e águas. Entre 1998 e 2007, a comercialização da Coca-Cola caiu 16% nos EUA.

A campanha pretende enfrentar a forte concorrência da sua grande rival, a Pepsi, que também deve lançar um novo anúncio. “Open Happiness” faz parte da estratégia da empresa em melhorar a eficiência do seu marketing mundial.

Veja abaixo o histórico dos slogans da Coca-Cola
1886 – Beba Coca-Cola
1904 – Deliciosa e Refrescante
1929 – A pausa que Refresca
1963 – Tudo Vai Melhor com Coca-Cola
1969 – É a Coisa Real
1976 – Coca-Cola Dá Mais Vida
1979 – Tenha uma Coca-Cola e um Sorriso
1982 – Coca-Cola é isso aí!
1993 – Sempre Coca-Cola
2006 – O Lado Coca-Cola da Vida
2009 – Abra a Felicidade

Fonte: Portal Exame

TRABALHO INDIVIDUAL



1. Qual o objetivo do texto?

2. A que público essa propaganda se destina? Comprove sua resposta comelementos do texto.

3. Qual a relação entre o texto escrito e as imagens da propaganda?

4. Redija um parágrafo argumentativo sobre o poder que os anúncios publicitários têm de confundir as pessoas quanto aos reais valores humanos, a ponto de levá-las a crer que ser feliz é o mesmo que consumir.

Bem-vindo ao nosso blog!

Caro(a) aluno(a),

Seja bem-vindo(a) neste ambiente que é mais um entre tantos outros que podemos explorar no interesse maior de buscar por interatividade em nossas aulas, buscar por informações e atualizações, enfim, para ler um pouco mais do que tentamos em sala e olhar/entender outros pontos de vista diferentes do que costumamos apontar na nossa classe.

Aproveite bem este espaço, sobretudo ele lhe pertence! Comente, critique, envie suas sugestões, publique seus textos. É um prazer chamá-lo(la) de parceiro(a) neste trabalho que ora se inicia.

Fico feliz por estar aqui também e acreditar nas novas possibilidades que as ferramentas digitais têm proporcionado ao nosso ambiente educacional.

Um grande beijo no seu coração,

Tia Cláudia.